segunda-feira, 29 de novembro de 2010

I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal

 

De 23 a 26 de novembro de 2010, aconteceu no Rio de Janeiro o I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, na faculdade de enfermagem da UERJ.

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO), signatária do Pacto para a Redução da Mortalidade Neonatal, têm o compromisso e a responsabilidade de instigar os profissionais de Enfermagem que atuam na assistência à Saúde da Mulher e ao Neonato em relação ao desafio proposto pelo Governo Federal e a Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto às diversas formas de bem nascer. 

Então, por ser participante ativa na elaboração de políticas públicas que promovem assistência às mulheres no parto e nascimento com segurança e dignidade, como também na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo com a ampliação e a democratização do acesso ao ensino e à assistência de qualidade propõe o I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal (I CoBENeo), atividade bienal, para evidenciar a questão da qualificação profissional. 
 
A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro coordenou a realização deste evento. Teve a reflexão sobre a temática “Qualificação dos Profissionais de Enfermagem para a Redução da Mortalidade Neonatal: um enfoque no cuidar.”

A Programação Científica foi composta por conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos na modalidade sessão oral e pôster.

Este evento teve como finalidade reunir enfermeiros: assistenciais, docentes e pesquisadores, profissionais de enfermagem de nível médio e demais profissionais da área da saúde, bem como estudantes de graduação e pós-graduação como parte da política de estimular o interesse da categoria pelo cuidar/cuidado do recém-nato na perspectiva da redução da mortalidade neonatal.

Neste evento, pudemos participar não apenas como ouvintes, mas ministrando um dos cursos pré-congresso:  O Manejo da Dor em Neonatologia, coordenados pela Prof. Dr. Marialda Christoffel. 
Assim, postaremos o resumo do curso, uma parte por semana. Acompanhem e comentem!


Rachel Soares
Bolsista FAPERJ

Nenhum comentário: