segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Google Acadêmico

As crescentes mudanças na área da enfermagem, causadas pelo avanço tecnológico e cientifico, exigem que docentes e discentes busquem constantemente atualização e aquisição de novos conhecimentos. 

A Internet e a Web influenciaram as transformações sociais, gerando uma sociedade na qual a informação pode ser produzida e armazenada em diferentes espaços e acessada por usuários distantes geograficamente, facilitando o desenvolvimento de pesquisas e a preparação de trabalhos em redes de colaboração. A internet possibilita a busca simultânea de vários assuntos relacionados, a fim de incitar o poder investigativo do usuário.

Entendendo que a internet possibilita espaços virtuais marcado pela comunicação instantânea, favorece a interação de diversos atores em diversos contextos sociais. Os sites, blogs e websites são territórios de livre acesso que ampliam formas de educação. Os profissionais de saúde, acadêmicos, cidadãos são cada vez mais consumidores de informações sobre saúde na Internet. Uma das ferramentas mais utilizadas na pesquisa científica é o Google Acadêmico.

Ele configura-se como um catálogo eletrônico, que possibilita pesquisas na literatura acadêmica disponível na rede mundial de computadores, permitindo levantar artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. É uma ferramenta que fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente.

Após uma pesquisa exploratória sobre o uso do Google Acadêmico sobre a dor neonatal, concluiu-se que embora esta seja uma ferramenta de pesquisa bastante utilizada, não substituem as bases de dados de documentos eletrônicos de caráter científico e acadêmico, pois as  buscas são apresentados por ranking de consulta e não por critérios de qualidade baseados em citações de pares, como acontece em bases como a BVS, por exemplo.

As mudanças no fluxo de comunicação científica após o advento da Internet refletem uma profunda revisão de valores culturais, sociais e econômicos ainda em processo. Além de exigir dos atores adaptação constante às novas tecnologias, elas exigem a superação das resistências à transitoriedade e confiabilidade das versões eletrônicas, e aos padrões de comunicação acadêmica vigentes  Como materialização desse estudo e afim de criar um espaço para troca de conhecimentos e divulgarção da dor no RN, nós criamos esse blog.

Poste você também a opinião sobre esse blog.
xD